Inscrições Prorrogadas até 21/06 - MIGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: Brasil sedia Consulta Regional da sociedade civil em preparação do

Inscrições Prorrogadas até 21/06 - MIGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: Brasil sedia Consulta Regional da sociedade civil em preparação do


São Paulo sediará nos dias 24, 25 e 26 de junho uma Consulta Regional da sociedade civil em preparação ao Diálogo de Alto Nível (DAN) das Nações Unidas (High-Level Dialogue UN) - sobre Migração e Desenvolvimento. O evento na capital paulista permitirá o intercâmbio entre representantes de organizações, movimentos sociais, especialistas e ativistas de 9 países da América do Sul e faz parte de um calendário de processos consultivos regionais os quais já aconteceram na Europa, América do Norte, Ásia e África.

A Consulta Regional é organizada pela Rede Sulamericana Espaço Sem Fronteiras/ESF  (uma articulação internacional de instituições atuantes na questão migratória e de direitos humanos), e coordenada pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante/CDHIC, com apoio da Coalizão Global de Migração – CGM (Global Coalition on Migration – GCM, da qual ESF é associado), da ONG Presença da América Latina/PAL, da Secretaria Nacional de Justiça e do Conselho Nacional de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os resultados e recomendações da Consulta Regional serão incorporados aos de outros processos consultivos regionais da Europa, América do Norte, Ásia e África, através da CGM, e levados a um encontro em 15 de Julho em Nova York (Audiências Interativas) e ao Diálogo de Alto Nível sobre Migração Internacional e Desenvolvimento que se realizará nos dias 3 e 4 de outubro de 2013 em Nova York, na sede das Nações Unidas. Na sua resolução 63/225 de 19 de dezembro de 2008, a Assembleia Geral da ONU decidiu dedicar um diálogo de alto nível à migração internacional e ao desenvolvimento. Na África, a Consulta aconteceu nos dias 24 e 25 de maio em Nairobi, Kenya. Na Ásia nos dias 27 e 28 de maio em Bangkok, Tailanda. Na Europa, acontece dias 5 e 6 de junho em Atenas, Grécia.

PROGRAMAÇÃO:

A Consulta Regional inicia-se no dia 24/06 às 19:00h com o Lançamento do livro “Informe sobre Políticas Migratórias na América do Sul”, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (Pátio do Colégio – metrô Sé). Trata-se de um estudo aprofundado sobre as legislações e políticas migratórias desenvolvidas atualmente nos países sulamericanos.

Presenças Confirmadas: Aida Garcia Naranjo - Embaixadora do Peru no Uruguai, Representante do Governo Peruano na Associação Latino-Americana De Integração (ALADI); Rogério Sottili – Secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, Paulo Illes – Coordenador de Políticas para Migrantes da Cidade de São Paulo, José Gerardo Hernández, Cônsul do México e Presidente do GRULAC (Grupo de Cônsules da América Latina), Luiz Bassegio Presidente do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante – CDHIC e membro do Conselho Internacional do Foro Social Mundial de Migrações e Patrícia Gainza Coordenadora do Informe Sobre Políticas Migratórias da América do Sul da Rede Espaço Sem Fronteiras.

A programação segue no dia 25/06 (das 14h às 18h) com a conferência de abertura, apresentação e palestras e dia 26/06 (das 9h às 18h) com debates sobre Dinâmicas da População a partir dos eixos: integração regional; direitos econômicos, sociais e culturais dos/as migrantes e políticas migratórias; Grupos de Trabalho; Plenária; Síntese e Recomendações.

Nos dias 25 e 26 o evento ocorre no Memorial da América Latina (metrô Barra Funda), no Centro Brasileiro  de  Estudos  da  América  Latina/CBEAL  - entrada  pelo  portão  13,  ao  lado  do  auditório  Simón Bolívar.

Presenças Confirmadas: Colin Rajah – Coordenador da Coalizão Global de Migração e membro do Comitê Local da Sociedade Civil em Nova York, Rodolfo Zamorra – Rede Migração e Desenvolvimento de Zacatecas, México, Paulo Sérgio Almeida, Conselho Nacional de Migração, Charles Mutabazi – Coordenador da Secretaria Técnica do VI Foro Social Mundial de Migrações e ARESTA Johanesburgo, África do Sul, além de representantes da 09 países da América do Sul e da Secretaria Nacional da Justiça.

QUEM ESTÁ CONVIDADO(A) A PARTICIPAR?

O evento é destinado a pessoas envolvidas com a temática da migração, através do trabalho direto em organizações da sociedade civil, associações de imigrantes, pastorais, instituições acadêmicas, ou em um movimento de direitos humanos que tenha algum envolvimento na área de migrações, direitos dos/as migrantes e políticas migratórias. As vagas são limitadas.

COMO PARTICIPAR?

As inscrições devem ser solicitadas até o dia 19/06 pelo e-mail ri.cdhic@gmail.com  com o assunto “Inscrição/Consulta Regional da Sociedade Civil”, informando os seguintes dados: Nome completo; Organização, Instituição ou Movimento ao que pertence; Endereço; E-mail e Telefones de contato.

Saiba mais sobre o Diálogo de Alto Nível e a Consulta Regional:

O objetivo do Diálogo de Alto Nível é identificar medidas concretas para reforçar a coerência e a cooperação em todos os níveis, com vista a aumentar os benefícios da migração internacional para os migrantes e, da mesma forma, para os países, e as suas importantes ligações com o desenvolvimento, reduzindo as suas implicações negativas.

Nesse contexto, Espaço Sem Fronteiras e CDHIC, atendendo ao desafio proposto no âmbito da Coalizão Global de Migração – CGM, organizarão a Consulta Regional com atores da América do Sul visando debater questões ligadas à migração e desenvolvimento, tendo como eixos a integração regional, os direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e políticas migratórias.

CDHIC: 00xx55 11 2384-2274 ri.cdhic@gmail.com Fonte: da redação do Jornal Conexión Migrante

Consulta Sociedade civil

 


BOLETIM CDHIC

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.