CENTRO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DO IMIGRANTE/CDHIC

O CDHIC é uma organização da sociedade civil que tem como objetivo promover, organizar, realizar e articular ações que visem à construção de uma política migratória que respeite os Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais dos imigrantes e suas famílias no Brasil. Atua por meio de ações diretas na assessoria para a regularização migratória, bem como através de atividades de formação política e informativas visando a sustentabilidade dos empreendimentos dos imigrantes e a garantia de condições dignas de trabalho a todos. A figura humana, a pessoa do imigrante, seu protagonismo e sua cidadania é sempre o eixo de nossas ações.

EIXOS DE AÇÃO:

1)  Formação, informação e comunicação:
Realizamos atividades periódicas como oficinas, seminários, encontros temáticos e cursos no intuito de formar lideranças e tornar o imigrante um cidadão protagonista de sua vida! Conscientiza os imigrantes, individualmente e coletivamente, a reivindicarem politicamente seus direitos nas lutas concretas da comunidade, atuando de modo a contribuir com a organização coletiva dos imigrantes. Também publicamos o Jornal “Conexión Migrante”, com tiragem de 10.000 exemplares, que é um dos meios para garantir a comunicação com as comunidades. Por meio da página www.cdhic.org.br  e redes sociais difundem informações com visão crítica e uma abordagem que valorize os direitos e a cidadania.

2) Incidência Política e Participativa:
O CDHIC defende o aperfeiçoamento da legislação migratória em níveis nacional, regional e internacional. Busca influenciar positivamente a agenda pública, através de opiniões, manifestos e formulação de políticas públicas concretas em defesa dos direitos dos imigrantes, com base em suas reivindicações e demandas da comunidade.

3)  Articulação e Relações Internacionais:

Por meio de pesquisas, projetos e monitoramento, articulamos e coordenamos ações com enfoque de direitos humanos nos processos de integração regional em curso, especificamente em âmbitos como da UNASUL (União de Nações Sul-americanas), MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) e a CAN (Comunidade Andina de Nações). Como membro da Rede Espeço Sem Fronteiras, o CDHIC participa da Coalizão Global de Migração/ CGM e do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial de Migrações/ FSMM.

4) Cultura:
Um dos princípios básicos do CDHIC é a valorização da diversidade cultural dos migrantes, compreendida como positiva e enriquecedora para a sociedade, garantindo uma melhor compreensão do outro e como elemento afirmativo de direitos. Dessa forma, promove eventos culturais das diferentes comunidades migrantes.

5)  Atendimento Especializado em Regularização Migratória:
Também realizamos atendimento gratuito e direto com imigrantes e grupos, com equipe especializada, fornecendo orientações jurídicas e sociais, informações práticas e apoio para pessoas que buscam sua regularização migratória e acesso a demais direitos para suas famílias e/ou empreendimentos.